"A leitura faz ao homem completo; a conversa, ágil, e o escrever, preciso."
(Francis Bacon)
Concordo plenamente, por isso resolvi compartilhar aqui minhas leituras e algumas escritas baseadas naquilo que costumamente leio.
Sinta-se à vontade!

18 de mai. de 2012

Antioquia, Subsídio lição 8, Adolescer +, "A igreja local e o envio missionário"

Antioquia
Antakya, sul da Turquia. Fonte: Wikipedia
 Antioquia (a moderna Antakya, no sul da Turquia) era a capital da Síria, construída em 301 a.C. por Selêuco Nicator, fundador do Império Selêucia. Era um grande centro comercial, localizado num vale amplo e fértil abrigado por montanhas majestosas cobertas de neve, e a cidade era chamada "Antioquia, a Bela e Dourada". Em 64 a.C., os romanos a conquistaram e fizeram dela a capital da província romana da Síria. A cidade foi ampliada e adornada até se tornar a terceira maior cidade do Império Romano (depois de Roma e Alexandria), tendo uma população, no século I d.C., de uns 500 mil habitantes. Sendo uma cidade cosmopolita desde sua fundação, havia entre seus habitantes muitos judeus, que receberam privilégios semelhantes aos dos gregos.

A primeira igreja gentílica foi fundada em Atioquia, e foi ali que os discípulos foram, pela primeira vez,chamados cristãos (At 11.19-26), designação que provavelmente teve origem entre os populares de Antioquia, que eram muito conhecidos pela invenção de alcunhas. Foi a igreja de Antioquia que enviou Paulo e seus companheiros nas três viagens missionárias (Atos 13.1, 15.36, 18.23), e Paulo apresentou relatório a essa igreja ao voltar das duas primeiras (Atos 14.26, 18.22). É possivel que Paulo depois da terceira viagem missionária, planejasse voltar a Antioquia, depois da visita a Jerusalém, mas foi impedido de fazê-lo por ter sido preso.

Ásia Menor. Fonte:Wikipedia

Fonte: Manual Bíblico de Halley

2 comentários:

Alguém sem nome disse...

Aproveitando de um slide seu eu fiz uma palavra para meus adolescentes e postei em http://www.slideshare.net/Dryka-Cunha/lio-6-a-igreja-e-a-obra-missionria Lição 6, Adolecer +.
Abraços

Quenia disse...

Que notícia boa! Fico feliz em saber que os slides estão sendo úteis. Fique à vontade para utilizá-los sempre! E que o Reino de Deus cresça!

Postar um comentário

Deixe registrado o seu comentário, a sua opinião, é importante para o crescimento desse trabalho.

"O que ama a correção ama o conhecimento;"Pv 12:1a

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...